top of page
Buscar
Foto do escritorRodrigo Toffoli

TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS

Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

Não se tornem motivo de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem para a igreja de Deus,

assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.

1 Coríntios 10.31-33


Se voltarmos um pouco atrás nesse texto e olharmos os versos 23 a 30, nós veremos Paulo falando sobre liberdade cristã.


Mas que liberdade é essa? Nós fomos salvos por Cristo, pela graça e misericórdia dele, e agora podemos fazer o que quisermos, podemos viver de qualquer maneira, confundindo liberdade com libertinagem e licenciosidade? Se nós analisarmos um pouco esse texto, fica claro que esse não é o caminho.


À partir do verso 1 até o verso 22, perceberemos que Paulo instrui os Coríntios usando o exemplo de Israel que abusou da liberdade dada por Deus.


Nós somos livres, sim. Livres da culpa do pecado e do poder que o pecado exercia sobre nós. Mas, nós temos um Senhor: Jesus Cristo, por isso, a liberdade cristã tem algumas implicações:

1. Edificação ao invés de ganho próprio (V. 23)

2. Os outros ao invés de nós (V. 24)

3. Liberdade ao invés de religiosidade (Vs. 25-27)

4. Tolerância ao invés da condenação (Vs. 28-30)


Tudo isso tem como objetivo nos conduzir a um caminho bendito: Fazer Tudo para a Glória de Deus. Diante disso, a primeira pergunta que pode surgir é esta: O que é tudo? E correndo o risco de ser redundante, a resposta mais adequada seria: Tudo é Tudo.


Partindo desse princípio, como podemos olhar para esse texto e seguir essa trilha? Duas atitudes práticas podem ser o ponto de partida para fazermos Tudo para a Glória de Deus.


BUSQUE A GLÓRIA DE DEUS

Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. Não se tornem motivo de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem para a igreja de Deus.

1 Coríntios 10.31-32


Seja alguém que reflete a imagem de Deus onde quer que você esteja e em tudo o que você faz. Nossas ações revelam o que está em nosso coração. Fazer tudo para a glória de Deus não significa ser um super-homem, um ser humano perfeito. Impossível. Mas saber que tudo o que fazemos ou exalta ou ofende a Deus.


Assim, precisamos nortear todas as nossas decisões a partir da vontade revelada do Senhor: A Escritura. Isso “atingirá” a todos à nossa volta de forma positiva no sentido de mostrarmos Cristo de fato, agindo em nós e através de nós para a própria glória d’Ele.


BUSQUE OS INTERESSES DOS OUTROS

Assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.

1 Coríntios 10.33


Viva de forma que você se coloque em segundo plano pelos interesses do outro.

Isso é fácil? Obviamente, não. Mas, muitas vezes é necessário renunciar a direitos e privilégios.


Renunciar a nós em detrimento de outros não está relacionado a agradar os outros por agradar, para que nossa popularidade aumente ou para que tenhamos toneladas de fãs ou seguidores. Tampouco diluir ou deturpar a mensagem do Evangelho para acomodá-la a ouvidos e corações consumistas.


Há um interesse infinitamente maior envolvido aqui: Proclamar a mensagem do verdadeiro evangelho: Há salvação, Deus enviou seu Filho para morrer por nós, pecadores (Romanos 5.8). Isso significa que, para que essa mensagem chegue aos corações, nós precisamos ANDAR COM GENTE.


Nós falamos de Cristo ensinando e pregando na igreja, sim. Mas, também tomando um café, fazendo uma caminhada, acolhendo, sendo empáticos, ouvindo e se importando com a vida, com os problemas e com os sofrimentos das outras pessoas. Nesses momentos, também proclamamos o Cristo crucificado (1 Coríntios 2.2) e mostramos Cristo como aquele grande sumo sacerdote que se compadece de nossas fraquezas (Hebreus 4.15).


Dessa maneira, Deus será glorificado em nós e através de nós, e progressivamente seremos conformados à imagem de seu Filho.

142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2022 Seminário TBC

bottom of page